
Ferimento na ponta do dedos
As lesões nas pontas dos dedos afetam a pele, a polpa (a parte macia e sensível), o osso (falange distal) e a unha. Geralmente ocorrem por meio de esmagamento, corte ou arrancamento, como ao prender o dedo em uma porta ou gaveta. Outras causas incluem o uso de ferramentas, acidentes em atividades manuais ou até mesmo cortes simples na cozinha.
LESÃO NAS PONTAS DOS DEDOS
Sintomas
Imediatamente, há dor intensa, inchaço e, frequentemente, sangramento. Se a unha for afetada, pode haver um hematoma subungueal (sangue acumulado debaixo da unha) ou a perda total dela. Em casos de fratura, a ponta do dedo pode parecer deformada. Em longo prazo, se não tratadas corretamente, as lesões podem levar a sequelas como perda de sensibilidade, hipersensibilidade (dor ao toque), rigidez e deformidade na unha.
Diagnóstico
O diagnóstico da lesão na ponta dos dedos é feito com base no histórico da lesão e no exame físico feito pelo médico ortopedista.
Em muitos casos, uma radiografia pode ser solicitada para verificar se há alguma fratura óssea.
Tratamento
O tratamento depende da gravidade. Lesões leves podem ser tratadas com a limpeza do local, curativos e imobilização. Para lesões mais sérias, pode ser necessária cirurgia para alinhar o osso, suturar tecidos ou reconstruir a ponta do dedo.
O acompanhamento com um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional é essencial para recuperar a força e a mobilidade.

CUIDAR É FAZER
AS COISAS CERTAS
NO TEMPO CERTO

ONDE ME ENCONTRAR
Meu consultório particular está dentro do Hospital Albert Einstein em São Paulo, conhecido por sua excelência e reconhecido como um dos melhores hospitais do mundo. Isso permite o acesso facilitado a exames, equipamentos e tecnologias de última geração, com proximidade com outras especialidades médicas, terapias e serviços, beneficiando o paciente.
Realizo cirurgias no Hospital Albert Einstein e nos melhores hospitais de São Paulo.
