
Dedo em gatilho
Também conhecido como tenossinovite estenosante, dedo em gatilho é uma condição que afeta os tendões da mão. Um tendão se inflama e tem dificuldade de deslizar dentro da sua bainha (uma espécie de túnel que o envolve), o que faz com que o dedo trave em uma posição de flexão.
TENOSSINOVITE ESTENOSANTE
Sintomas
O principal sintoma do dedo em gatilho é o dedo travar ou “enganchar” ao ser dobrado, fazendo um estalo quando é esticado, como se fosse o gatilho de uma arma. Além disso, a pessoa pode sentir dor na base do dedo, inchaço e sensibilidade ao toque. Em alguns casos, a rigidez e o travamento são mais intensos pela manhã.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por um médico ortopedista através do exame físico. O especialista avalia o dedo e pede para o paciente flexioná-lo e esticá-lo para observar se há o travamento característico.
Tratamento
O tratamento inicial é conservador, podendo incluir o uso de talas, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e, em muitos casos, uma injeção de corticosteroide na base do dedo para reduzir a inflamação.
Se o tratamento conservador não for eficaz, pode-se recorrer a uma cirurgia simples para liberar o tendão, permitindo que ele deslize livremente.

CUIDAR É FAZER
AS COISAS CERTAS
NO TEMPO CERTO

ONDE ME ENCONTRAR
Meu consultório particular está dentro do Hospital Albert Einstein em São Paulo, conhecido por sua excelência e reconhecido como um dos melhores hospitais do mundo. Isso permite o acesso facilitado a exames, equipamentos e tecnologias de última geração, com proximidade com outras especialidades médicas, terapias e serviços, beneficiando o paciente.
Realizo cirurgias no Hospital Albert Einstein e nos melhores hospitais de São Paulo.
