
Estiramento de ligamentos
As lesões ligamentares ocorrem quando os ligamentos - que são estruturas de tecido conectivo que ligam os ossos uns aos outros - são esticados ou rompidos parcial ou completamente. A lesão de Stener é uma lesão ligamentar específica e grave que ocorre no ligamento colateral ulnar (LCU), que conecta o polegar à mão.
LESÃO LIGAMENTAR / LESÃO DE STENER
Sintomas
Os sintomas de uma lesão ligamentar na mão ou no punho geralmente incluem dor no local da lesão, inchaço e sensibilidade, hematomas (coloração roxa ou azulada), sensação de "estalo" no momento da lesão, dificuldade em mover a articulação ou segurar objetos e instabilidade na articulação.
Diagnóstico
O diagnóstico de uma lesão ligamentar começa com a avaliação clínica, em que o médico ortopedista realiza o exame físico e testes de estresse na articulação para verificar a estabilidade. A ressonância magnética é o exame mais preciso para visualizar a extensão do dano nos ligamentos e em outros tecidos moles, confirmando se o ligamento está estirado, parcial ou totalmente rompido.
Tratamento
Lesões leves e moderadas, em que o ligamento foi estirado ou parcialmente rompido, geralmente são tratadas com imobilização, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia para recuperar a mobilidade. Já as lesões graves, como a ruptura completa do ligamento ou a lesão de Stener, requerem tratamento cirúrgico para reparar o ligamento e restaurar a estabilidade da articulação.
POR QUE A LESÃO DE STENER É GRAVE?
A Lesão de Stener é uma emergência cirúrgica. Sem intervenção, o ligamento nunca cicatriza e isso provoca instabilidade permanente do polegar, ou seja, a articulação fica frouxa e sem firmeza.
Isso prejudica severamente a capacidade de agarrar, pinçar e realizar outras funções essenciais da mão e torna impossível realizar tarefas simples do dia a dia, como segurar uma caneta, uma chave, ou mesmo abotoar uma camisa.

CUIDAR É FAZER
AS COISAS CERTAS
NO TEMPO CERTO

ONDE ME ENCONTRAR
Meu consultório particular está dentro do Hospital Albert Einstein em São Paulo, conhecido por sua excelência e reconhecido como um dos melhores hospitais do mundo. Isso permite o acesso facilitado a exames, equipamentos e tecnologias de última geração, com proximidade com outras especialidades médicas, terapias e serviços, beneficiando o paciente.
Realizo cirurgias no Hospital Albert Einstein e nos melhores hospitais de São Paulo.
